Sobre o Estrabismo

 

A condição do estrabismo, também conhecida como olho torto ou vesguice, é um distúrbio caracterizado por um desequilíbrio nos músculos oculares, onde um olho não olhe na mesma direção em que o outro.

 

Existem vários graus de estrabismo, sendo alguns menos perceptíveis. Também pode ocorrer de ser uma condição permanente, ou aparecer em determinados momentos. Pode ou não causar desconforto ao paciente.

 

Existem também diversas causas. Os músculos dos olhos trabalham diretamente com o cérebro, por isso, quando existe uma doença como acidentes vasculares cerebrais (AVC), paralisia cerebral (isquemia), hidrocefalia, Síndroma de Down etc. O estrabismo pode ser um efeito colateral. Porém, também pode ocorrer por conta de traumas físicos e problemas vasculares.

 

Para a maioria dos casos, intervenção cirúrgica pode ser uma solução para o estrabismo, a menos que seja do tipo acomodativo em que a cura passa pela correção ótica (hipermetropia) com óculos ou lentes de contacto (correção de estrabismo). Mas como todo caso é diferente, é necessário que cada paciente consulte seu oftalmologista.

 

Fonte: https://www.saudebemestar.pt/pt/clinica/oftalmologia/estrabismo/