Dia Mundial da Diabetes e o risco para os olhos

As sociedades brasileiras de Diabetes (SBD) e de Retina e Vítreo (SBRV) se uniram à Allergan, da empresa biofarmacêutica global AbbVie, na campanha nacional “Abra os Olhos: o Diabetes pode levar à cegueira. Consulte um especialista. Você pode mudar esta história”. O objetivo da campanha é alertar a população sobre os riscos do diabetes para a saúde dos olhos. E ela ganha maior visibilidade hoje (14), quando se comemora o Dia Mundial do Diabetes.

 

A diabetes realmente pode trazer diversas complicações nos órgãos de alguém, sendo um dos mais atingidos os olhos. Tanto que um dos casos mais comuns de se ver em um paciente diabético é a retinopatia diabética. Doença que mexe principalmente na retina, parte mais sensível e importante dos olhos, já que traduz as imagens para o nosso cérebro. Mas existem também alterações na córnea e ligadas à catarata.

 

A parte mais perigosa dessa doença é que ela é a mais propensa a levar um paciente à cegueira. Principalmente quando não detectada cedo. Segundo a SBD, cerca de 90% dos casos poderiam ser evitados, com diagnóstico precoce e tratamento adequado.

 

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que cerca de 146 milhões de pessoas no mundo têm algum grau de retinopatia diabética. Contudo, como já explicado por médicos a doença é uma causa de cegueira evitável. Se o paciente se manter atualizado de sua saúde e ir ao médico frequentemente, poderá facilmente detectar se está com diabetes, e assim ir realizando exames de rotina e mudar o estilo de vida para evitar complicações mais sérias

 

 

Fonte: https://www.abcdoabc.com.br/brasil-mundo/noticia/dia-mundial-diabetes-campanha-alerta-sobre-riscos-diabetes-saude-olhos-140032