Doenças que podem levar à cegueira

Doenças que podem levar à cegueira

 

Desde o início de nossas vidas, aprendemos a importância cuidar da nossa saúde com uma alimentação saudável, rotina de exercícios e visitas anuais ao médico. Tudo isso são hábitos que comprovadamente ajudam a evitar doenças e complicações futuras em nosso corpo.

 

Com a nossa saúde ocular não é diferente. É necessário um cuidado com os olhos, por se tratarem de órgãos sensíveis. Utilizar de óculos ou lentes se for necessário, protegê-los do sol, e procurar um oftalmologista sempre que tiver algum problema, além de consultas todo ano.

 

É importante também nos mantermos atentos às nossas sensações, e se algo está errado, nossos corpos geralmente dão sinais. É comum a diminuição da qualidade da visão com a velhice do paciente. Contudo, existem  doenças oculares que quando não tratadas a tempo, podem levar a consequências graves como a cegueira. Aqui vai uma lista delas:

 

Catarata- Nela, o nosso cristalino do olho e comprometido e assim criando manchas e visão embaçada. É um dos casos mais comuns na oftalmologia, mas ainda sim precisa ser tratada já que não tomar os devidos cuidados com essa doença pode gerar grandes pioras.

Retinopatia diabética- Um risco para pacientes que possuem diabetes, mesmo em casos onde a doença é tratada diariamente. Pessoas nesse circustância devem realiza consultas mais frequentes ao oftalmologista para garantir que não esteja havendo um processo dessa doença.

Degeneração macular relacionada à idade- É uma doença incapacitante que atinge mais idosos, sendo a principal causa de cegueira entre eles. A doença afeta o campo central da visão, deixa apenas o periférico. É considerada grave e é preciso o cuidado para que ela não apareça, ou seja tratada rapidamente caso isso ocorra.