Como identificar se o seu filho tem problemas de visão

Os problemas de visão são comuns em crianças em idade escolar e quando não são tratados, podem afetar a capacidade de aprendizagem da criança, assim como a sua personalidade e adaptação na escola, podendo até influenciar a participação da criança em atividades, como tocar um instrumento ou praticar um esporte.

 

 

Desta forma, a visão da criança é essencial para o seu sucesso na escola, sendo que os pais devem estar atentos a alguns sinais que podem indicar que a criança tem algum problema de visão, como miopia ou astigmatismo, por exemplo.

 

Os sinais que podem indicar que a criança tem algum problema de visão incluem, estar constantemente sentada em frente à televisão ou segurar um livro muito perto dos olhos, fechar os olhos ou inclinar a cabeça para ver melhor, coçar os olhos com frequência, ter sensibilidade à luz ou lacrimejar em excesso, queixar-se de dores de cabeça frequentes ou olhos cansados, evitar usar o computador porque começa a doer a cabeça ou os olhos, evitar fazer atividades que envolvam a visão de perto ou à distância, receber notas mais baixas que o habitual na escola.

 

Perante estes sinais, os pais devem levar a criança a um oftalmologista para ele fazer um exame de vista, diagnosticar o problema e indicar o tratamento adequado. O tratamento dos problemas de visão na criança, como a miopia ou o astigmatismo, por exemplo, geralmente é feito com o uso de óculos ou lentes de contato, de acordo com o problema e o grau de visão da criança.

 

 

Fonte: Tua Saúde