Os novos óculos com filtro para luz azul funcionam mesmo?

 

O fato de que telas de eletrônicos podem vir a prejudicar nossa visão com o tempo já é conhecido por quase todos. E pensando nisso, foram inventados óculos que dizem anular e proteger seus olhos da luz azul que celulares, notebooks, e televisões emanam. Mas afinal, eles funcionam mesmo?

 

Essa luz azul citada já está presente em nossas vidas desde sempre, e não só agora com o aumento de telas. Até porque o sol é a principal fonte, o que faz com que estejamos constantemente em contato com ela. Mas é claro que atualmente, estamos muito mais expostos.

 

Depois de muitas pesquisas realizadas ao longo dos anos, chegou-se à conclusão de que esse tipo de luz pode sim ser um dos fatores para a piora da visão. Mas não necessariamente quer dizer que todos nós precisamos urgentemente adquirir esses óculos para proteção.

 

Por exemplo, se você que está lendo é uma pessoa que não necessita de óculos normalmente, não é interessante adquirir essas lentes com o único propósito das luzes azuis. Por outro lado, para uma pessoa que já utiliza óculos de grau, pode ser interessante adicionar esse filtro à eles. 

 

As opiniões envolvendo essas lentes podem variar muito. Por isso, o único jeito de descobrir se elas vão te beneficiar é ir ao oftalmologista e perguntar sobre o seu caso. Ou até adquirindo uma e testando, já que elas não possuem nenhum risco, sem ser o de gastar dinheiro sem motivo.