A Lente da Noite

 

O tratamento com Ortoceratologia é feito usando uma lente de contato somente no período noturno. Durante o dia não é preciso usar óculos ou lentes de contato!

Muitas observações e desenvolvimentos conduziram aos resultados atuais. O material com que a lente é fabricada, passou de impermeável ao oxigênio, para permeável, e depois bastante permeável. O torno que fabrica a lente passou de manual para totalmente automatizado, com ponteira de diamante e grau de precisão chegando a milésimo de milímetro.

Quanto ao exame ocular para analisar o efeito da lente, iniciamos com medidas simples de 4 pontos da córnea e, nos dias atuais, analisamos centenas de milhares de pontos, conferindo precisão na análise do efeito da lente no tratamento da ametropia.

Outro avanço que impactou profundamente nos resultados da Ortoceratologia foi a evolução dos desenhos das lentes, que passaram das simples adaptações de lentes que já existiam, para desenhos específicos, com curva reversa e com isto, a correção que se limitava a poucos graus de miopia até 3 ou 4, hoje aumentou consideravelmente e pode até mesmo corrigir astigmatismo em graus moderados. Novos desenhos vão chegando e outros problemas como por exemplo a hipermetropia deverão ter lentes disponíveis brevemente.  

O principal risco de se usar esta lente é semelhante a qualquer outra lente de contato: casos de infecção ocular. Embora estes casos sejam raros, eles existem e para evitá-los ao máximo algumas providências são importantes, além, é claro da própria consulta oftalmológica que determinará se você é um bom candidato a este tipo de tratamento. O maior fator de risco é usar água em algum momento do processo de colocação e cuidado da lente, então devemos lavar as mãos e secá-las antes de manusear qualquer lente de contato, e nunca enxaguar a lente ou o estojo com água. Outro importante cuidado é não usar o produto de limpeza da lente se ele estiver com a data de vencimento ultrapassada, ou aberto a mais tempo que o recomendado na bula. E se você precisar enxaguar a lente deve fazer isso com soro fisiológico descartável! Frascos grandes também podem contaminar!

 

 

 

<a href='https://www.freepik.com/photos/water'>Water photo created by Kireyonok_Yuliya - www.freepik.com</a>

Indicações da lente da noite: lembrar que, durante o dia, você terá independência de óculos e lentes de contato, portanto a utilidade advém deste fato; para quem pratica esportes, especialmente aquáticos; indicação para quem usa lentes convencionais e precisa tirá-las no final do dia por desconforto; para quem gostaria de fazer cirurgia refrativa, mas não tem indicação; para quem trabalha em ambientes insalubres e gostaria de não usar óculos. Todos estes são exemplos de situações em que os pacientes se beneficiarão deste tipo de tratamento para sua ametropia (miopia/ astigmatismo).

Texto: Dr Luiz Formentin