Catarata: o que é e quais são os principais sintomas?

 

 

 

A catarata é uma doença ocular bem conhecida e uma das principais causas de perda de visão, mas muitas pessoas não sabem realmente como ela funciona e seus sintomas.

 

Em nossos olhos possuímos uma lente natural chamada cristalino, e ela serve para focarmos a visão em qualquer distância. A catarata faz essa lente perder sua transparência, embaçando a visão.

 

Ela é pior em pessoas mais velhas porque com a idade o cristalino já vai perdendo sua elasticidade e transparência com o tempo, e assim a catarata acaba piorando a situação e até causando cegueira.

 

Os sinais são: visão nebulosa, dificuldade para atividades como ler e dirigir, visão dupla, sensibilidade à luz e enxergar brilhos.

 

A doença é muito mais comum de ser desenvolvida com a idade, mas também existem casos raros onde uma criança já nasce com ela por questões de DNA, ou por alguma doença que a mãe pode ter contraído no começo da gravidez.

 

Portanto, vale lembrar que a catarata pode ser prevenida com hábitos de vida saudáveis, não utilizando de colírios sem prescrição médica e não forçar a vista olhando para o sol. Além de tudo isso, é uma doença com tratamento e muito comum, sendo difícil se tornar algo muito sério.