Olho tremendo: O que pode ser?

 

O tremor no olho é um termo usado pela maioria das pessoas para se referir à sensação de vibração na pálpebra do olho. Esta sensação é muito comum e normalmente acontece devido ao cansaço dos músculos do olho, sendo muito semelhante ao que acontece em uma câimbra em qualquer outro músculo do corpo.

Além disso, existem situações em que acontece o tremor somente do olho, e não das pálpebras. Quando acontece isto é chamado nistagmo, mais difícil de identificar do que o tremor na pálpebra e é verificado por um médico em um exame para diagnosticar problemas de saúde como labirintite, alterações neurológicas ou deficiências de vitaminas.

Embora o tremor seja causado pelo cansaço dos músculos do olho, existem várias causas que podem contribuir para essa situação.

O estresse provoca várias alterações no organismo, especialmente no funcionamento dos músculos, devido à ação dos hormônios que são liberados. Desta forma, os músculos menores, como os das pálpebras, podem sofrer maior ação desses hormônios, movimentando-se involuntariamente. Caso se esteja passando por um período de maior estresse, deve-se tentar fazer atividades relaxantes como sair com amigos, ver um filme ou fazer aulas de yoga, por exemplo, para ajudar a equilibrar a produção de hormônios e interromper os tremores.

Poucas horas de sono pode ser um problema, pois quando se dorme menos de 7 ou 8 horas por noite, os músculos dos olhos podem ficar bastante cansados, pois precisaram ficar funcionando durante várias horas seguidas sem descanso, aumentando também a liberação dos hormônios do estresse. Quando isso acontece, as pálpebras ficam mais fracas, começando a tremer sem razão aparente. É recomendado dormir, pelo menos, 7 horas em cada noite, criando um ambiente calmo e relaxante para permitir um sono mais reparador.

Os problemas de visão parecem bastante inofensivos, mas podem causar vários problemas no corpo como dores de cabeça, cansaço excessivo e tremores no olho. Isto acontece porque, os olhos trabalham em excesso para tentar focar o que se está olhando, ficando mais cansados que o habitual. No caso de se estar tendo dificuldade para ler algumas letras ou enxergar ao longe, por exemplo, é aconselhado ir no oftalmologista para identificar se realmente existe algum problema que precise ser tratado. Já pessoas que utilizam óculos, devem ir no oftalmologista caso já tenha passado mais de 1 ano desde a última consulta, pois pode ser preciso adequar o grau.

Geralmente, os olhos tremendo não são sinal de problemas graves e desaparecem em poucos dias. No entanto, é aconselhado sempre consultar um oftalmologista.

 

Fonte: Tua Saúde