Saúde ocular: você sabe como cuidar bem dos seus olhos?

 Embora a visão seja um dos principais sentidos, a saúde ocular ainda não é dada a devida atenção, 34% dos brasileiros nunca viram um oftalmologista.

O popular "exame ocular" verifica a visão do paciente e se é necessário usar óculos ou lentes para evitar miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. Idealmente, esse exame, chamado de "refração" pela classe médica, deve ser realizado uma vez por ano. Para crianças menores de 2 anos, podem ser necessárias duas ou três reuniões anuais com o oftalmologista.

Pessoas com mais de 40 anos precisam prestar mais atenção à saúde dos olhos e sempre incluem a oftalmologia em seus exames físicos anuais. Com a idade, a estrutura dos olhos envelhece naturalmente, o que representa um risco para a ocorrência de doenças. Durante a consulta com o oftalmologista, o médico pode providenciar exames importantes para medir a pressão intraocular e avaliar o estado geral do olho.

Independentemente da idade da pessoa, alguns cuidados básicos diários podem proteger a saúde ocular. A exposição à luz ultravioleta (UV) pode agravar o desenvolvimento da doença. Portanto, se você for se expor ao sol, use óculos de sol com lentes que reduzam o brilho e tenham fator de proteção UV.

O conselho especial para as mulheres é ter muito cuidado ao aplicar a maquiagem. Procure produtos de marcas confiáveis que sejam hipoalergênicas. Para evitar problemas nos olhos, também é importante tirar a maquiagem antes de ir para a cama. Outro bom conselho para todos é evitar a superexposição dos olhos na frente da tela do dispositivo eletrônico. Tente intercalar atividades e períodos de descanso para os olhos.

 

Fonte: Bayer Brasil