Você sabia que existem exercícios para relaxamento dos olhos?

Viver em contato constante com tecnologias como computadores, tablets e smartphones tem exigido muito dos nossos olhos. Trabalhar o dia todo no computador, por exemplo, é algo bastante comum em diversas profissões hoje em dia.  

Por causa desses novos hábitos, que obrigam nossos olhos a se adaptarem ao brilho da tela e a focar em um único lugar durante horas, a saúde ocular de muitas pessoas pode ser prejudicada a longo prazo. 

Um dos problemas mais comuns causados pelo excesso de telas é a Síndrome da Visão de Computador (SVC), nós já falamos sobre ela aqui no blog. Agora vamos aos exercícios! 

O que fazer para relaxar os olhos? 

Uma forma de amenizar o cansaço visual causado pelo excesso de tecnologia é fazendo exercícios oculares. 

 

Palming: sente-se de forma confortável, feche os olhos e coloque as palmas das mãos sobre os olhos, ficando em completa escuridão. Relaxe nessa posição por um ou dois minutos. Lentamente, tire as mãos do rosto e abra os olhos novamente;

 

Quatro direções: com a cabeça parada olhe para o ponto mais distante que puder. Depois olhe para cima, para baixo, esquerda e direita, segurando os olhos por 3 segundos em cada direção. Repita o exercício 3 vezes;

 

Massagem nas órbitas: usando os polegares, massageie com movimentos circulares toda região abaixo das sobrancelhas, indo do começo do nariz até as pálpebras;

  

Pisca pisca: relaxando os músculos faciais, abra e feche as pálpebras cerca de 20 vezes. Faça isso devagar, suavemente e sem esforço. Esse exercício estimula a circulação de sangue e ajuda a lubrificar os olhos, prevenindo a síndrome do olho seco.  

 

Esses exercícios, quando feitos pelo menos uma vez por semana, aliviam o estresse e a tensão na região dos olhos, proporcionando uma melhora no sintoma de vista cansada e prevenindo maiores problemas no futuro. 


No entanto, vale lembrar que, a prática desses exercícios não cura os problemas visuais, apenas ameniza certos incômodos e auxilia no cuidado da saúde ocular.

Todo o cuidado com a vista deve ser acompanhado por um profissional, por isso, em caso de qualquer desconforto busque a ajuda de um oftalmologista.

Fonte: Hospital de olhos
Imagem: unsplash.com