Cuidados que devemos ter com a higiene dos olhos

Apesar de possuir um ótimo sistema natural de proteção (lágrimas, pálpebras, cílios e sobrancelhas), os olhos são expostos diariamente a diferentes fatores ambientais que podem agredi-los e causar desde um leve desconforto até uma obstrução de suas glândulas e o comprometimento da visão. Por isso, manter uma boa higiene ocular é fundamental. Vento, maquiagem, poluição e ar-condicionado, por exemplo, podem aumentar a evaporação da lágrima e provocar um quadro de olho seco ou gerar alergia e irritação nos olhos. Há ainda a possibilidade de esses fatores serem responsáveis pela propagação de bactérias e vírus.

 

Evitar o excesso no uso de maquiagem também é um ponto importante para manter uma boa higiene ocular, pois o acúmulo dessas substâncias na região dos olhos pode causar uma inflamação nas pálpebras, conhecida como blefarite. Isso porque a acumulação calcifica dentro da pálpebra, causando desconforto, inchaço e dores. Portanto, é importante sempre retirar o produto antes de dormir, lavando muito bem o rosto e a região dos olhos com produtos específicos.

 

Pelo menos uma vez por dia, dedique um tempo para higienizar a área em volta dos olhos, como as pálpebras, os cílios e os cantos, removendo as impurezas e secreções secas a fim de evitar a coceira capaz de causar irritação ou até mesmo uma conjuntivite indesejada. O ideal é limpar ao redor dos olhos com hastes flexíveis, as usadas para limpeza dos ouvidos, umedecidas com creme de limpeza apropriado para esta região. Na hora do banho, o enxágue seguido de massagens leves na parte exterior dos olhos também são aconselháveis.

 

Fonte: Revista Veja Bem