5 mitos e verdades sobre a visão

Não é de hoje que há inúmeras informações e ditos populares sobre a visão, muitas delas falsas e que podem confundir as pessoas, por isso confira alguns mitos e verdades que separamos:

 

  • Manter o peso e a saúde em dia ajuda os olhos. Verdade, pois pessoas obesas, com diabetes, ou pressão alta, apresentam maior probabilidade de desenvolver doenças que podem interferir na visão;
  • Colírios podem ser usados sem receita médica. Mito! Colírios são medicamentos e devem ser usados com prescrição médica. O uso indiscriminado, ou mesmo inadequado, de colírios podem causar sérios danos à saúde ocular. 
  • Crianças pequenas não precisam ir a um oftalmologista. Mito! Não existe idade para procurar ajuda de um oftalmologista. Existem exames específicos que podem ser feitos já em bebês. Recomenda-se que toda criança maior de um ano seja levada a um médico especialista em visão, para checkups preventivos;
  • Virar os olhos pode torná-los permanentemente “virados”. Mito! Os músculos oculares têm a função de mover os olhos nas mais diversas direções.
  • Coçar os olhos não é normal e não faz bem. Verdade, é muito perigoso coçar os olhos, pois isso pode causar lesões e até desenvolver doenças como o ceratocone.

 

Fonte: Portal da Oftalmologia