6 nutrientes amigos dos seus olhos

Uma boa alimentação pode ajudar a regularizar o sono, a disposição, concentração em atividades e a saúde dos olhos.

Confira abaixo 6 nutrientes que são amigos da sua saúde ocular, e que podem ser encontrados em diversos alimentos. 

Vitamina A:

Ao pensarmos em alimentos que fazem bem aos olhos, o que vem a nossa mente em primeiro lugar é: cenoura! 

Ocorre que o vegetal é fonte de carotenoides, que são constituintes do pigmento macular. Esses componentes têm um papel como antioxidantes, protegendo o organismo contra a ação dos radicais livres.

A deficiência de vitamina A no organismo pode causar a cegueira noturna, que é a dificuldade de enxergar em lugares mais escuros.

Além da cenoura, outros alimentos ricos em vitamina A são o mamão papaya, brócolis, abóbora, manga, espinafre, laranja, batata-doce, ovo, queijo, entre outros.

 

Vitamina C

A vitamina C tem entre suas vantagens ser um poderoso antioxidante, podendo ser também uma grande aliada contra o desenvolvimento da Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), além de ajudar a postergar a catarata. 

 

Coma à vontade: acerola, goiaba, mamão, pimentão, brocólis, couve de Bruxelas, morango, abacaxi, laranja, kixi, melão centaloupe, couve-flor, couve, framboesa, acelga, tomate e limão.

 

Vitamina E

A vitamina E tem poderosa ação antioxidante, ou seja, combate radicais livres que prejudicam a saúde das nossas células. É capaz de diminuir os riscos de desenvolvimento de doenças cardíacas, contribui para a prevenção do câncer de próstata e doença de Alzheimer.

Coma: Amêndoas, brócolis, amendoim, espinafre, semente de girassol, azeite, mamão, kiwi, cenoura, pepino, abacate, couve, castanha-do-Pará, entre outros.

 

Zinco:

 O zinco é um mineral importante para a cicatrização, manutenção do paladar e olfato, além de ser fundamental para a função imunológica. O olho é um dos órgãos com maior concentração do mineral.

Você pode encontrá-lo em grão-de-bico, ervilha, feijão, carne vermelha, fígado, cereais integrais, castanha de caju, amêndoas, abacate, abacaxi, ameixa, banana, manga, melão, morango, alface, agrião, batata-doce, beterraba, brócolis, cogumelo, couve e couve-flor.

 

Ácidos graxos e Ômega-3:

Os ácidos graxos Ômega-3, não são produzidos pelo nosso corpo e são essenciais. Eles desempenham importantes funções no desenvolvimento e funcionamento do cérebro e da retina.

Você pode encontrá-los na linhaça, óleo de soja, óleo de linhaça, chia, nozes, sardinha, atum, arenque, anchova, peixes que vivem em águas profundas e frias, e também em algas marinhas.

 

Luteína e Zeaxantina:

Essas são duas palavrinhas estranhas que você deve conhecer para manter a dieta completa.

São encontradas na laranja, nectarina, mamão, pêssego, brócolis, couve de bruxelas, repolho, couve-flor, ervilha, milho, rúcula, espinafre, abóbora, gema de ovo, entre outros. 

 

Fonte: CBO - Conselho Brasileiro de Oftalmologia