Para que serve o teste do olhinho?

O teste do olhinho é importante para identificar qualquer alteração na visão do bebê, como catarata congênita, glaucoma, retinoblastoma, graus elevados de miopia e hipermetropia e, até mesmo, cegueira.

Esse teste é feito com o uso de um aparelho próprio que emite um feixe de luz que permite identificar se há ou não alteração no olho do bebê. O teste do olhinho não dói e é rápido, sendo realizado pelo pediatra através de um pequeno parelho que projeta uma luz nos olhos do recém-nascido. Quando a luz é refletida de cor avermelhada, alaranjada ou amarelada significa que as estruturas dos olhos do bebê estão saudáveis. 

No entanto, quando a luz refletida é esbranquiçada ou de forma diferente entre os olhos, deve-se fazer outros exames com o oftalmologista para investigar a possibilidade de problemas de visão.

Após o teste o bebê deve ser levado para uma consulta com o oftalmologista no primeiro ano de vida aos 3 anos. Além disso os pais devem estar atentos a sinais de problemas de visão, como não acompanhar o movimento de objetos e luzes presença de fotos em que os olhos da criança refletem luz branca ou presença de olhos vesgos, o que indica estrabismo. 

 

Fonte: https://www.tuasaude.com