O que é a retinopatia de Purtscher?

A retinopatia de Purtscher é uma lesão da retina, geralmente, provocada por um traumatismo na cabeça ou por outros tipos de pancadas no corpo, apesar da sua causa exata ainda não estar esclarecida. Outra condições, como pancreatite aguda, insuficiência renal, parto ou doenças autoimunes também podem causar esta alteração, entretanto, nestes casos, ela é chamada de retinopatia.

Esta retinopatia provoca diminuição da visão que pode ser leve a grave, e surgir em um ou ambos os olhos, sendo a suspeita confirmada pela avaliação do oftalmologista. Em geral, a principal forma de tratar a perda da visão é com o tratamento da doença causadora, no hospital, entretanto, nem sempre a visão pode ser recuperada totalmente.

 

Principais sintomas

O principal sintoma que indica a retinopatia de Purtscher é a perda da visão, que é indolor, e ocorre em um ou nos 2 olhos. A redução da capacidade visual é variável, podendo ser de leve e passageira até uma cegueira total permanente.

Pode-se suspeitar desta doença sempre que a perda da visão acontece após um acidente ou alguma doença sistêmica grave, devendo ser confirmada pela avaliação do oftalmologista, que irá realizar o exame de fundo de olho e, se necessário, solicitar exames complementares como angiografia, tomografia ótica ou avaliação dos campos visuais. Saiba mais sobre quando é indicado o exame de fundo de olho e as alterações que pode detectar.

 

Fonte: https://www.tuasaude.com