Estratégias simples para combater a dor nos olhos e a vista cansada

Uma boa estratégia para combater a dor e o cansaço nos olhos fazer é fazer uma massagem sobre os olhos fechados e também fazer alguns exercícios simples porque eles alongam a musculatura ocular, diminuindo a tensão sobre eles, trazendo alívio deste desconforto. 

Estes passos são indicados para todas as pessoas que tenham algum problema de vista, e até mesmo para quem tem uma boa saúde visual, mas que sente a vista cansada e tem dor nos olhos ocasionalmente. Além disso, é importante proteger os olhos no dia a dia, veja alguns cuidados que deve ter em Cuidados Essenciais para Proteger os Olhos. Eles melhoram a circulação sanguínea da região ocular e à volta dos olhos, sendo úteis também para desinchar os olhos. Veja 4 exercícios simples que melhoram a visão embaçada.

Como fazer a massagem:

Para fazer a massagem para combater a vista cansada, deve-se estar sem maquiagem e com as mãos limpas. Inicialmente deve-se tentar segurar as sobrancelhas com os dedos indicadores e polegares, movimentando-as para cima e para baixo, movendo toda a pele dessa região e da testa para retirar toda a tensão desta área.

A seguir você deve fechar os olhos e apoiar as mãos na região ocular e fazer movimentos circulares, de forma leve, sem fazer nenhuma pressão excessiva porque isto pode deixar os olhos embaçados. Você pode fazer essa pequena massagem durante 2 a 3 minutos e provavelmente já haverá um alívio da dor e do cansaço da vista. Depois, você deve fazer os 3 exercícios que indicamos a seguir.

Como fazer os exercícios:

Para se preparar para os exercícios é preciso estar sentado de forma confortável, olhando para frente. Todos os exercícios devem ser realizados com a cabeça voltada para frente, sem lente de contato ou óculos.

1. Olhar para a esquerda o máximo que conseguir, sem virar a cabeça e ficar nesta posição por 20 segundos, enquanto pisca 5 vezes. Depois fazer o mesmo exercício olhando para a direita.

2. Olhar para cima e depois para os lados, fazendo um movimento circular com os olhos, como mostra a imagem.

3. Olhar para a ponta do nariz por 15 segundos e depois olhar para um ponto bem distante. Repita isso pelo menos 5 vezes.

 

Os olhos cansados, cientificamente chamado de presbiopia, são o resultado da falta de mobilidade e elasticidade na córnea e no cristalino. Estas estruturas mudam de formato e alongam-se constantemente, à medida que a pessoa olhar para várias direções e visualiza objetos de perto e de longe, mas quando a pessoa passa muitas horas por dia lendo, assistindo TV, na frente do computador ou usando o celular para visitar suas redes sociais estas estruturas permanecem mais tempo estáticas do que em movimento e perdem sua flexibilidade com o tempo. 

Para evitar ficar com dor nos olhos e com a vista cansada quando você está trabalhando no computador ou usando o celular é recomendado: 

Preferir a iluminação amarelada porque elas são mais parecidas com a luz do sol e não agridem os olhos. Esse cuidado é especialmente indicado para assistir televisão, usar o computador e o celular e também é importante não estar diante destas telas num ambiente escuro.

Olhar para um ponto distante a cada hora, o ponto deve ser o mais longe possível e você deve parar para fazer este exercício várias vezes ao dia, ou pelo menos de hora em hora, para que descansar a visão de perto e treinar a visão de longe e contrair e relaxar o cristalino do olho. As pausas podem ser curtas e você pode olhar pela janela para um ponto distante, levantar para beber água ou um café ou até mesmo para ir ao banheiro. 

Piscar mais vezes porque quando estamos na frente do computador há uma tendência natural de piscar menos, o que é muito prejudicial para a visão. Ao piscar todo o globo ocular é hidratado, e consegue descansar e estes pequenos descansos diários fazem muita diferença no fim do dia.

Basicamente, quando mais movimento a pessoa der para seus olhos, menos chances ela terá de sofrer com a vista cansada e por isso os exercícios são tão eficazes para melhorar a visão. Mas além disso é importante não forçar os olhos para tentar enxergar melhor e manter os olhos bem hidratado