Consulta Oftalmológica

É aconselhável que você procure um oftalmologista regularmente, seja qual for a sua idade. O diagnóstico precoce é o melhor modo de evitar o avanço de doenças oculares.

É claro que em algumas fases da vida, cuidados especiais são necessários. Por exemplo:

As crianças, basicamente até os 10 anos de idade, não sabem contar ao médico exatamente o que estão sentindo, com isso podem ter seu diagnóstico prejudicado. Por isso é necessário que os pais as tragam ao médico com frequência, para que qualquer alteração nos exames seja tratada na hora.

Até os 20 anos, o ideal é que o adolescente já estivesse em fase de tratamento, ou com seus problemas oculares corrigidos. Mas não se engane: o jovem deve também fazer visitas regulares ao oftalmologista (principalmente se estiver com baixo rendimento escolar), pois nessa época o descolamento de retina aparece frequentemente.

Aos 30 anos, não há muitas mudanças após a juventude, as recomendações são quase sempre as mesmas, a não ser para aqueles que já apresentaram problemas oculares um pouco mais graves. Estes devem buscar sempre acompanhamento médico, e fazer exames preventivos para evitar novas doenças.

Próximo aos 40 anos é normal que o paciente apresente novos sintomas, entre eles o de vista cansada. Parece ser o um problema simples, mas se não for tratado corretamente pode progredir até os 60 anos. Nesta idade também, grande parte da população desenvolve precocemente o Glaucoma, doença que se não for descoberta há tempo, pode levar à perda da visão.

Na terceira idade é possível chegar com boa visão, tudo o que você precisa fazer é seguir os passos acima. Mas mesmo que sua visão esteja em bom estado não deixe de cuidar de si mesmo, pois nessa fase da vida a grande vilã é a catarata.

Agora você já sabe, não importa a sua idade, o acompanhamento de um oftalmologista é indispensável para que sua saúde ocular esteja sempre impecável. Marque aqui a sua consulta com o Dr. Luiz Formentin, médico oftalmologista em Santos/SP.

 

Convênios

Os convênios estão sujeitos à alterações, por favor certifique-se antes de marcar sua consulta oftalmológica!